domingo, 27 de junho de 2010

invisível na mídia... bastidores...

Esse é um pequeno resumo de um artigo originalmente escrito em espanhol. Existe a tradução dele (automática do Google), mas creio que não está muito boa. Mas para quem tem interesse neste assunto como eu, posto aqui este tira-gosto, que saiu no Boletim da Casa das Áfricas on line, que álias recomendo como assinatura : http://www.casadasafricas.org.br/

 
No final tb posto o link do artigo, para quem tiver curiosidade, acho que vale para abrir camiho para uma pesquisa mais aprofundada.

Aí vai...

Copa do Mundo

Podia a África do Sul se permitir um Mundial?


Joan Canela i Barrull


A questão nasceu há alguns meses em alguns blogs e debates acadêmicos até chegar à grande mídia nacional e internacional. A África do Sul é um país acostumado a questionar tudo e com uma imprensa que se orgulha de sua independência de instituições e partidos. Também é preciso ter em mente que este é um país extremamente desigual, com necessidades sociais prementes em matéria de emprego, habitação e educação. Nesta situação, é óbvio se perguntar se valia a pena gastar entre 4 e 6 bilhões de euros no que já é considerado o mundial mais caro da história.

Patrick Bond, professor de economia da Univ. de Kwa Zulu Natal, explica: "Tudo isto está sendo intoleravelmente caro. É evidente que o investimento é irrecuperável e corremos o risco de seguir o caminho da Grécia, cuja situação atual está intimamente relacionada com os custos das Olimpíadas de 2004."

Por outro lado Desmond Tutu, arcebispo da Cidade do Cabo e Prêmio Nobel da Paz, pondera: "Certamente vai se perder dinheiro e a maioria dos estádios não vai mais ser usado, mas o benefício psicológico, o sentimento de orgulho nacional e confiança em nós mesmos que vai significar esta Copa do Mundo não tem preço."

Nesse sentido, a maioria dos especialistas colocam os benefícios para a África do Sul mais no que pode significar para a sua imagem do que no estritamente econômico, um ganho imaterial que não convence a muitos.


Fonte:
http://vacomva.net/index.php?option=com_content&task=view&id=508&Itemid=1

RCR


Nenhum comentário:

Postar um comentário