domingo, 4 de março de 2012

Madame Ginoux e as Estrelas...



"Quando sinto uma necessidade de religião, saio à noite para pintar as estrelas"...

"When I feel a need for religion, I go out at night to paint the stars"...

"Cuando siento una necesidad de religión, salgo por la noche para pintar las estrellas"...








Vicent van Gogh tem sido minha companhia desde que li essa frase... e, pensando nesse momento de tomadas de decisões, pensei tb sobre a decisão aparentemente não tão fundamental... inglês ou espanhol??? por isso a presença destas traduções... e que não sei se estão corretas do ponto de vista formal...
na hierarquia das decisões pessoais decido refletir neste momento sobre a língua que adotarei na realização deste exame tão importante de fim de ano... familiarizada com o inglês desde o útero, mas consciente da familiaridade entre português e espanhol... o que conta então??? o conhecido habitual, mas cheio de mistérios ainda; ou o desconhecido familiar e também enigmático???
afora as decisões, o religiosismo tb está presente na frase... a tendência de não gostar de instituições, de fé cega, teologia da prosperidade, lavagem cerebral, etc etc etc, essas coisas do mundo contemporâneo (ou pós-moderno), ligou-me a esta postura de van Gogh... apenas gostaria de saber pintar... talvez me ajudasse a tomar decisões... ah! como a arte é necessária..................

Tela: L'Arlesienne (Madame Ginoux) version 2
óleo sobre tela
Saint-Rémy, fevereiro 1890 
Vicent van Gogh

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com você! A Arte é muito necessária, não sei pintar quadros como os de Van Gogh, mas os meus humildes rabiscos numa folha de papel são capazes de despertar pensamentos, sentimentos e até uma calma e paciência que nem eu sabia que existiam dentro de mim... Essa frase é realmente muito linda! Gosto também de poemas como os de Fernando Pessoa, eu recomendo um que se chama SE EU PUDESSE... bjkas!

    ResponderExcluir