domingo, 29 de maio de 2011

um pensador sardo...


Madrugada mais fria do ano, segundo minhas sensações... sempre digo que hiberno no calor e vivo intensamente o frio, ao contrário dos ursos e da maioria dos indivíduos de nossa espécie... e neste outono algumas companhias novas fazem meu cotidiano mais leve... tenho o hábito de volta e meia não ser eu mesma... talvez pela frustração de não ter sido atriz, entre outras coisas.....................


marxists.org
Antônio Gramsci... eis minha atual companhia... estou completamente envolvida por este antifascista que nasceu em Ales, na ilha de Sardenha (Itália), naquele Mar que tanto gostaria de conhecer: Mediterrâneo............
Tudo começou com esta necessidade que tenho de saber sempre mais sobre nossa origem... tenho uma tristeza que me impulsiona... queria ter sido instigada para esta busca ainda criança... é este papel que assumo então como educadora, este, de quem cutuca, como nunca me senti na fase dos pés descalços............
Vou dizendo para estes pequenos, como o ser humano foi ocupando todo o planeta Terra, se estabelecendo, e por diversos motivos, organizaram mundos diferentes, num mundo só..............
Gramsci entra aí, qdo começo a pensar em como os discursos hegemônicos fizeram parte desta história de consolidação dos grupos... dominados e dominantes, na fala de Marx... enfim, somos o que somos hoje como resultado de tramas (ou dramas) de indivíduos, que ao notarem suas diferenças, fizeram destas, motivo de desníveis que geraram uma convivência baseada na horizontalidade............
Sei que precisamos (eu e meus alunos), de mais companhias para desbravar este caminho... mas não estamos sós, isto é bom... e Gramsci foi o eleito para este início de percurso......................
Outras companhias virão!!!

2 comentários:

  1. Incrivel mesmo sua vasta leitura e dos pensamentos que extrai deles, amiga eu acho que vc é alienigena, muitoooo inteligente!

    Que sorte de seus alunos!

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Ju concordo com vc........culta e inteligente e por sorte esses alunos sairão da linha horizontal para se prnarem torres de conhecimento e começar um novo caminho...Parabéns Andréa....são poucos professores que passam para seus alunos vontade de conhecer e aprender e não se limitam a precaria folha de conteúdo administrado em cada aula.....Abra~ços para vc....

    ResponderExcluir